< Todas las historias

DEZ FATOS SOBRE A QJ MOTOR QUE TALVEZ AINDA NÃO SAIBAS

É a última marca a chegar ao Grupo Motos Bordoy. Apesar das impressionantes características e design dos seus modelos, a QJ é, ainda, pouco conhecida pelos entusiastas das duas rodas. Assim, damos a conhecer dez curiosidades que nos permitirão não só conhecer melhor a QJ, mas também compreender a magnitude por detrás da marca.

1 – A Qianjiang Motorcycles foi fundada em 1985 e pertence ao GRUPO GEELY, que possui marcas de automóveis como a Polestar, Volvo, Lynk & CO, Proton, Lotus Cars e Smart. É também a maior acionista da Mercedes-Benz e da Aston Martin.

2 – “Geely” significa “Sorte” em mandarim. E sorte foi o que não faltou ao dono do grupo, Li Shufu, que aos 18 anos comprou uma bicicleta e uma câmera velha, e em poucos meses ganhou algum dinheiro ao fotografar turistas. Com esse mesmo dinheiro e um empréstimo familiar, iniciou – aos 23 anos – a sua carreira industrial em 1984 com uma pequena fábrica de refrigeradores.

3 – A Qianjiang Motorcycles – a base da atual QJ Motor – foi fundada em 1985 e adquirida pelo Grupo Geely em 2016. Hoje tem um valor de mercado de cerca de 750 milhões de dólares, emprega diretamente mais de 14.000 pessoas e fabrica um milhão e meio de motos por ano, além de outros dois milhões de motores para outras marcas e fabricantes na sua fábrica de 670 mil m2, em Wenhling (no Sul de Xangai).

4 – A QJ Motor liderou o mercado chinês por sete anos consecutivos e, em 2006, ganhou o prémio de Empresa Exportadora Chinesa do Ano, com 20% da produção em mercados estrangeiros. O atual chefe da marca é Guo Dongshao, que ocupa o cargo de Gestor e Presidente da empresa desde 2017.

5 – A QJ Motor foi a primeira marca de motos do mundo a adaptar e introduzir a norma IATF16949 nos seus processos de produção. É uma norma internacional para sistemas de gestão de alta qualidade baseada na norma ISO 9001 e desenhada para o setor automóvel. No entanto, graças à experiência da Geely, a marca também conseguiu instituir a mesma na produção das suas motos.

6 – A QJ Motor fabricará os modelos Harley-Davidson X350 e X500 de média cilindrada para o mercado chinês. Para esta colaboração foi criada uma empresa específica, a Zheijiang Jisheng Motor Vehicle Co., Ltd.

7 – Além de motos, scooters, motocars e outros modelos de duas rodas em todos os segmentos de cilindrada, a marca QJ Motor também fabrica alguns dos mais importantes minimotores a gasolina para aviões e carros controlados por rádio.

8 – A primeira grande superbike chinesa tem o logotipo QJ no depósito. Trata-se da QJ Motor SRK 1000 RR, com um motor de quatro cilindros – com uma potência de 204 cv – da MV Agusta, marca com a qual a QJ Motor também mantém acordo de colaboração e distribuição.

9 – A Zhejiang Mazhuoke Machinery Manufacturing é outra empresa derivada da principal Qianjiang e criada em 2021 com o único propósito de fabricar suspensões Marzocchi na China.

10 – A QJ Motor e a empresa norte-americana especializada em IA “Cerence Ride” estão a colaborar para implementar o controlo por voz na próxima geração de motos. O sistema será bidireccional, ou seja, a plataforma de IA obedecerá aos comandos de voz do condutor mas também poderá avisar – também por voz – em tempo real relativamente a riscos ou perigos no percurso, congestionamentos de trânsito…

Não percas nada!

Subscreve a nossa Newsletter

    *Campo obrigatório

    Ir a cima