< Todas las historias

QUAIS SÃO AS SEMELHANÇAS ENTRE UMA QJ E UM TÁXI LONDRINO?

São quase tão representativos da capital britânica como o “Big Ben” ou as cabines telefónicas vermelhas. Os táxis, um conhecido símbolo de Londres, têm muito em comum com a QJ Motor.

A QJ e a LEVC – a “London Electric Vehicle Company”, a empresa que produz os famosos táxis “Black Cab” em Londres pertencem ao mesmo grupo empresarial: o Grupo Geely.

Mas vamos começar pelo início. A atual LEVC é herdeira da Mann&Overton de Coventry, tradicional fabricante destes táxis desde 1908. Ali nasceu, em 1948, o primeiro e lendário FX “Black Cab”, o carro que quase instantaneamente se tornou, como referido anteriormente, um símbolo britânico e cujo design permitia ao passageiro fazer a viagem sem tirar o chapéu. 

Os “Black Cabs” eram tão representativos do “London Style” que para o Jubileu de 1977 – 25º aniversário da coroação da Rainha Isabel II – a família real recebeu prontamente o último modelo Mann&Overton FX nos jardins do Palácio de Buckingham – “Jubileu” – para seu uso. 

Em 1985, a Mann&Overton passou para as mãos da “Manganese Bronze Holdings”, grupo de empresas que criou a marca “London Taxis International”.

A Geely já era a principal fabricante de táxis na China quando assinou uma parceria com a MBH em 2006, abrindo caminho para a chegada do grupo ao Reino Unido. O TX4 – primeiro modelo da “era Geely” – era de motor de combustão e mantinha o tradicional logótipo “Mann&Overton”. 

A verdadeira revolução chegou em 2013. A Geely assumiu a propriedade da MBH, criou a LEVC e, em 2017, inaugurou um centro tecnológico ultramoderno em Ansty – Coventry -, a partir do qual, um ano depois, lançou o TX, o primeiro táxi híbrido aprovado para circular em Londres.

Todos os modelos da gama QJ – desde a SRT, a gama “Adventure” do catálogo, às máquinas “Street” e “Custom” – são concebidos com este mesmo carácter transgressor, esta mesma paixão pela tecnologia e o mesmo respeito pela tradição do mundo do motociclismo. 

A QJ quer transmitir modernidade e segurança a quem conduz, mas também a sensação de diversão na estrada. E, acima de tudo, os modelos da marca querem-se elegantes, confortáveis e confiáveis… tal como um táxi inglês!

Neste sentido, a garantia de seis anos oferecida pela marca mostra-se como um bom exemplo da confiança que a QJ deposita nos seus produtos.

Da mesma forma que os “Black Cab” são, agora, mais amigos do meio ambiente da cidade, as QJ também cumprem a rigorosa norma Euro 5 e são extremamente sustentáveis. 

Assim, vale a pena recordar que o Grupo Geely também detém importantes marcas que promovem o uso sustentável da indústria automotiva, como a Volvo, Polestar, Lotus, Proton Cars e a própria Mercedes-Benz. 

Uma tecnologia “limpa” que a marca já implementou em alguns dos seus modelos elétricos e que deverá chegar ao nosso mercado dentro de alguns anos.

Não percas nada!

Subscreve a nossa Newsletter

    *Campo obrigatório

    Ir a cima